domingo, 7 de novembro de 2010

ALTRUÍSMO x EGOÍSMO


O Altruísmo

Altruísta é um adjetivo uniforme designado ao indivíduo que se dá em tudo que faz, jamais se recusa a servir, e, ainda que a situação ao seu redor esteja desfavorável, nunca está cansado, ou ocupado de mais ou impossibilitado, para atender outrem.
             Segundo o pensamento de Comte (1798-1857), atruísmo é a tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo (Houaiss, 2009).
O altruísta encontra sempre um meio de remover os obstáculos e se apresenta feliz em poder ser útil. Possui características pitorescas: amor desinteressado ao próximo; filantropia, abnegação.
O altruísta não divulga sua capacidade de trabalho. Por natureza simples, sempre ocupado em levar ajuda, não encontra tempo para se supervalorizar, nem pensa que mereça admiração especial pelo que faz.
Participando ativamente da vida, movimentando-se com naturalidade, prossegue a sua jornada, despreocupado com o que possam pensar a seu respeito.
Nada o detém. Nada impede que se apresente sempre nas horas em que sua presença se faz necessária.
Como Caminheiro do Amor, leva consigo seu farnel de boa vontade, e devotado ao serviço do Cristo, avança, galgando a Montanha da Perfeição, iluminado pela luz que ele próprio irradia.
Avante, companheiros de jornada terrena!
Não centralizes vossa atenção unicamente em vós, atendei também aos que gemem e continuam à margem do caminho, ainda que nesse atendimento vossos pés sangrem e vossa alma chore. Servir, sofrendo, não quer dizer que devas vos rebaixar, que devais vos colocar abaixo de vós mesmos; isto não é possível nem deve ser pensado, pois quem despertou para o serviço e coopera conscientemente no plano Divino, está acima das grandezas efêmeras.
Quem vive para enxugar as lagrimas dos outros, não tem tempo para chorar!
Altruísmo é sinônimo de autoconfiança, e isto é compreensão de Deus, das criaturas e do mundo, e isso tudo é o amor em ação, o amor que cria e harmoniza os mundos na paisagem do Infinito.
É vibração acima da nossa lentidão passional.
Os altruístas permanecem atentos para auxiliar os que vagueiam sem destino, para reanimar os que sem coragem não podem reerguer-se.

O Egoísmo

O indivíduo egoísta não caminha, se arrasta com negligencia, acompanha as outras criaturas de maneira fria, com indiferença, vivem em desordem… Sem mover um músculo sequer de seu corpo, para acudir aqueles que atravessam fases da vida, tão cruel.
Seres viventes como esses, são indiferentes a tudo. vendo as criaturas trilhando e atravessando caminhos cheios de espinhos, e estradas pedregosas, ou que necessitam de uma palavra, de um gesto amigo, um carinho ou de uma mensagem de consolo.
E, mas, vivem na contramão do progresso espiritual, moral, intelectual, ético e cultural!
Seres viventes como esse, vendo as criaturas trilhando e atravessando caminhos cheios de espinhos, e estradas pedregosas, ou que necessitam de uma palavra, um gesto, um carinho ou de uma mensagem de consolo.
São indiferentes a tudo! E Vivem na contramão do progresso e dos ensinamentos do Pai universal.
O egoísta se exila, afastando de sua frente tudo que não lhe agrada, e esconde tudo que lhe agrada, tão embravecido fica, com as atividades mundanas, que se coloca a margem do caminho e esquece de si mesmo.
Os egoístas pecam por omissão e indiferença ao sofrimento alheio.
O egoísmo é incompatível com a justiça, cidadania, solidariedade, amor e caridade.
O egoísmo e um dos piores defeitos do ser neutraliza todas as outras qualidades e arrasta consigo, a ambição, a cupidez, a injuria e o ciúme. E ainda podem despertar o ódio.


Glossário



Ambição:
Desejo veemente de alcançar aquilo que valoriza os bens materiais ou o amor-próprio (poder, glória, riqueza, posição social, etc.).  Desejo ardente de alcançar um objetivo de ordem superior; aspiração, anelo.
Amor:
Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa.  Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a uma coisa; devoção, culto; adoração.
Caridade:
No vocabulário cristão, o amor que move a vontade à busca efetiva do bem de outrem e procura identificar-se com o amor de Deus; ágape, amor-caridade. Benevolência, complacência, compaixão. Beneficência, benefício; esmola. Uma das virtudes teologais.
Cidadania:
Qualidade ou estado de cidadão.
Ciúme:
Sentimento doloroso que as exigências de um amor inquieto, o desejo de posse da pessoa amada, a suspeita ou a certeza de sua infidelidade, fazem nascer em alguém; zelos.  Emulação, competição, rivalidade. Despeito invejoso; inveja. Receio de perder alguma coisa; cuidado, zelo.
Cupidez:
Qualidade ou ação de cúpido; cobiça. Desejo sôfrego, veemente, de possuir bens materiais; avidez. Ambição desmedida de riquezas.
Efêmero:
Que dura um só dia. De pouca duração; passageiro, transitório.
Injúria:
Ofender por ação ou dito infamante; dirigir injúria ou insulto a; difamar, insultar. Desonrar, infamar.  Causar dano ou estrago a.
Ódio:
Paixão que impele a causar ou desejar mal a alguém; execração, rancor, raiva, ira. Aversão à pessoa, atitude, coisa, etc.; repugnância, antipatia, desprezo, repulsão.
Paixão:
Sentimento ou emoção levados a um alto grau de intensidade, sobrepondo-se à lucidez e à razão. Amor ardente; inclinação afetiva e sensual intensa. Afeto dominador e cego; obsessão.  Entusiasmo muito vivo por alguma coisa. Atividade, hábito ou vício dominador. O objeto da paixão. Desgosto, mágoa, sofrimento. Arrebatamento, cólera. Disposição contrária ou favorável a alguma coisa, e que ultrapassa os limites da lógica; parcialidade marcante; fanatismo, cegueira.
Passional:
Relativo a paixão. Suscetível de paixão. Causado por paixão.
Socialismo:
Conjunto de doutrinas que se propõem promover o bem comum pela transformação de sociedade e das relações entre as classes sociais, mediante a alteração do regime de propriedade.
Solidariedade:
Qualidade de solidário. Laço ou vínculo recíproco de pessoas ou coisas independentes. Adesão ou apoio à causa, empresa, princípio, etc., de outrem. Sentido moral que vincula o indivíduo à vida, aos interesses e às responsabilidades dum grupo social, duma nação, ou da própria humanidade. Relação de responsabilidade entre pessoas unidas por interesses comuns, de maneira que cada elemento do grupo se sinta na obrigação moral de apoiar o(s) outro(s).  Sentimento de quem é solidário. Dependência recíproca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário